MARINA LEVA VANTAGEM SOBRO DILMA 2º TURNO
Duas pesquisas eleitorais divulgadas ontem apontam cenário de empate técnico na corrida para a eleição presidencial. Pesquisa do Datafolha mostra que as candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) seguem empatadas. Se o primeiro turno da eleição fosse hoje, Dilma teria 35% dos votos contra 34% de Marina, o que configura empate técnico. No levantamento anterior (28 e 29 de agosto), elas estavam numericamente empatadas com 34% das intenções de voto. Já a pesquisa do Ibope mostra a presidente Dilma e a candidata Marina empatadas no limite da margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Dilma subiu três pontos em relação a levantamento da semana passada e agora tem 37% das intenções de voto na simulação do primeiro turno. Marina avançou quatro pontos e está com 33%. Aécio Neves (PSDB) caiu quatro pontos e agora aparece com 15% (veja quadros). O Datafolha de ontem mostra o senador Aécio Neves (PSDB) com 14%. Pastor Everaldo (PSC), José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% cada, somando 4% no total. Eleitores dispostos a votar nulo ou em branco chegam a 6%. Indecisos, 7%.
Na simulação de segundo turno, segundo o Datafolha, a vantagem de Marina em relação à Dilma agora está em sete pontos (48% a 41%). Na semana passada, a ex-senadora tinha dez pontos de vantagem sobre a petista (50% a 40%). Contra o tucano Aécio Neves, Dilma venceria o segundo turno por 49% a 38%.
O Datafolha testou pela primeira vez uma hipótese de disputa entre Marina e Aécio. A ex-ministra do Meio Ambiente venceria o senador por 56% a 28%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estariam dentro da margem de erro em 95 ocasiões).
O Datafolha ouviu 10.054 eleitores em 361 municípios entre segunda-feira e ontem. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00517/2014.
2º turno do Ibope
Reprodução
No Datafolha, Dilma tem 35% e Marina 34%; já o Ibope vê petista com 37% e ex-ministra com 33%
Na simulação para um eventual segundo turno, feita pelo Ibope, Marina lidera com sete pontos de vantagem. Tem 46%, contra 39% de Dilma. A vantagem de Marina na pesquisa anterior do Ibope era de nove pontos (45% a 36%).
A diminuição da vantagem de Marina sobre Dilma em um eventual segundo turno coincidiu com uma melhora na avaliação da popularidade da presidente. A taxa de ótimo e bom passou de 34% para 36% em uma semana.
Levando em conta pesquisa do Ibope realizada antes do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, a avaliação positiva de Dilma teve alta de cinco pontos, de 31% para 36%. Na última semana, a rejeição de Dilma também caiu, de 36% para 31%.
A pesquisa do Ibope foi realizada entre domingo e terça, contou com 2.506 entrevistas em 175 municípios em todas as regiões do País.
Troca de críticas
As candidatas trocaram críticas ontem durante seus compromissos de campanha. Enquanto Marina acusou Dilma de usar a “tática do medo” contra ela, a petista negou a estratégia e afirmou que apenas está cobrando consistência da adversária.
Marina disse ontem que a petista tenta “ressuscitar o medo na campanha eleitoral”, estratégia que foi usada contra Lula nas eleições em 2002.
Já Dilma, em discurso ontem em Belo Horizonte (MG), admitiu problemas na política industrial e no avanço da economia e disse que, se reeleita, irá mudar algumas ações e integrantes de sua equipe.

.jpg)

Nenhum comentário: