Datafolha: em Pernambuco, Paulo Câmara ultrapassa Armando Monteiro
Totalmente desconhecido do eleitorado no início da campanha – é a primeira vez que enfrenta as urnas – o candidato do PSB à sucessão estadual, Paulo Câmara, permanece na dianteira e tem agora 39% das intenções de voto contra 33% do seu adversário, Armando Monteiro Neto (PTB). Foi o que revelou pesquisa Datafolha, divulgada pela TV Globo. Na última investigação, os dois estavam empatados, ambos com 36%. No início da campanha, a distância entre os dois chegava a 34 pontos.
Na primeira rodada, no dia 15 de agosto, o socialista tinha apenas 13% da preferência do eleitorado contra 47% do petebista. Em 4 de setembro, aparecia com 36% e finalmente com 39%. Armando Monteiro entrou na campanha com 47%, caiu para 36% e agora tem 33%. Paulo Câmara foi indicado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB), na gestão do qual chegou a ocupar três secretarias (Administração, Turismo e Fazenda). Toda a sua campanha foi atrelada ao nome do ex-presidenciável, e, mesmo depois de morto, a maioria dos cartazes da propaganda eleitoral exibem sua fotografia.
Paulo Câmara lidera a Frente Popular, coligação que conta com 21 partidos, inclusive o PSDB do presidenciável Aécio Neves. Já Monteiro lidera coligação “Pernambuco vai mais longe”, de seis legendas. Ele começou a campanha em ampla vantagem, tendo percorrido todos os municípios pernambucanos, na fase de pré-campanha.
Ex-presidente da Federação de Indústrias de Pernambuco e da Confederação Nacional de Indústria, Armando Monteiro já foi deputado federal, e elegeu-se em 2010 com a ajuda de Campos, na Frente Popular. Após a morte do ex governador, tentou explorar a antiga aproximação, mas foi impedido pela Justiça Eleitoral, a pedido da família de Eduardo Campos.
Com 47% de intenções de voto no início da campanha, Armando Monteiro Neto sugeriu campanha limpa ao seu adversário, propondo um pacto para que todos os cartazes fossem tirados das ruas. A proposta foi recusada pelo PSB, que precisava massificar a imagem do então desconhecido candidato. Com a ascensão do socialista, a propaganda do petebista voltou às ruas, disputando palmo a palmo o espaço das calçadas com o seu adversário.
Ele também partiu para postura mais agressiva, atrelando Paulo Câmara à “nebulosa origem do avião Cesnna que caiu no último dia 13 de agosto com Eduardo Campos”. Ao longo da última semana, Monteiro e sua equipe têm cobrado explicações ao socialista, como a liberação de incentivos fiscais para uma das empresas envolvidas na compra do jato.
A pesquisa mostrou que Armando Monteiro tem maior rejeição do que Paulo Câmara. De acordo com a enquete, 20% dos eleitores consultados não votariam de jeito nenhum no petebista, contra 14% dos que não votariam no socialista. A pesquisa foi registrada sob o número 023/2014 no TRE, e foi realizada entre os dias 8 a 9 de setembro. Foram ouvidos 1.211 eleitores em 43 cidades e o nível de confiança é de 95%, segundo a TV Globo.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/datafolha-em-pernambuco-paulo-camara-ultrapassa-armando-monteiro-13896848.html#ixzz3Cxq8xspe
Nenhum comentário: